Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Culinária Chinesa

 

COMO É A CULINÁRIA CHINESA???

 

 

A culinária chinesa é rica em pratos exóticos e temperos diferentes, ao todo são mais de 10 mil pratos, e mais de 20 cozinhas regionais diferentes!!!

 

 

Como a China é um país muito grande , com muitas diferenças climáticas e paisagísticas, existem centenas de pratos e uma variedade muito grande de alimentos.

 

 

A culinária chinesa nasceu com os primeiros povos que habitaram a região há cerca de 4 mil anos, logo que ela nasceu ela era muito mais exótica e com o tempo ela perdeu um pouco de suas características.

 

 

A culinária chinesa é reconhecida em todo mundo, por ser muito diferente e por ter pratos muitos originais e de um certo modo "estranhos"!!!

O arroz é o prato mais simbólico da China, o país é imenso e existem muitas lavouras lá, mas como a maiorias delas vive alagadas um dos únicos alimentos que podemos plantar é o ARROZ que é reconhecido em todo mundo como prato simbólico da China.

 

BOLINHO DE ARROZ RECHEADO

 

Há 2.200 anos, quando os invasores chegaram a China o pai do poeta Qu Yuan suicidou-se, Qu Yuan se jogou no rio, para que o dragão não o ferisse, o povo fez bolinhos de arroz recheados e jogaram no rio. Por isso, todo mês de maio, os chineses fazem esta comida em memória de Qu.

TOFU RECHEADO

 

Zhu Yuanzhang, o fundador da dinastia Ming ( uma das mais estáveis e autocráticas dinastias chinesas), passava fome quando era jovem.Bateu a porta de uma senhora para pedir comida. A senhora serviu-lhe sobras de Tofu, recheou com carne e acrescentou verduras cozidas. O prato saboroso ficou na memória do jovem. Ao tornar-se imperador, ordenou que a iguaria contasse do cardápio real.

O Tofu é muito fácil de fazer, é só fazer o Tofu e recheá-lo com carne, verduras e temperos cozidos à gosto.

 

 

CAMARÃO À MODA XANGAI

 

Para este prato é usado um camarão cinza (que mede de 8 a 10 cm) sem casca, temperado apenas com sal, pimenta do reino e maizena. Depois de frito é escorrido, e refogado rapidamente em fogo alto, com saquê chinês e cebolinha verde.

CAMARÃO TROVÃO 

 

Para este prato é usado um camarão com molho de tomate um pouco apimentado. Que quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz um som de trovão e chuva. O camarão trovão é dito como um dos únicos pratos que "cantam". Na 2° guerra mundial, a primeira dama da China, Shong Meilin, fez um banquete para os aliados. Quando um general americano serviu este prato e experimentou-o ele gostou muito. Ao perguntar o nome para Shong Meilin ela respondeu "Bomba de Tóquio".

publicado por asiapacifico às 23:44
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Jogos de Pequim

. SONS DO ORIENTE

. Caça á baleia no Japão

. Matéria para o Exame Naci...

. Principais caracteristica...

. Terramoto

. Moda Chinesa

. Economia na China

. Culinária Chinesa

. A Muralha da China

.arquivos

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds