Terça-feira, 27 de Maio de 2008

Matéria para o Exame Nacional de História

A Descolagem Asiática

 

 

Actualmente a região da Ásia – Pacífico é considerada uma região próspera, no entanto não foi sempre assim. O desenvolvimento desta região deu-se em quatro fases consecutivas (que aqui serão abordadas uma a uma). Assim, primeiramente desenvolveu-se o Japão, seguidamente os Quatro Dragões ou Tigres Asiáticos (Hong – Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan), em seguida os Três Tigres (Tailândia, Malásia e Indonésia) e finalmente a República Popular da China.

 

"O Milagre Japonês"

 

A seguir à Segunda Guerra Mundial, o Japão sofreu inúmeras perdas humanas e materiais, no entanto, conseguiu reafirmar-se economicamente. Para que tal fosse possível convergiram diversos factores.

São eles, os seguintes:

 

A- A ajuda Americana - No âmbito da Guerra Fria e tendo em conta que a China ( um país com um grande peso no mundo Asiático) havia-se aliado à União Soviética , os Estados Unidos investiram no Japão. Garantindo assim, a contenção da doutrina comunista. Foi, portanto, neste contexto que os Estados Unidos da América atribuíram ajuda financeira ao Japão, através do plano Dodge. Contudo não foi apenas financeiramente que os Estados Unidos apoiaram o Japão, intervindo politicamente. Aboliram a Nobreza, fizeram aprovar a Constituição de 1945, incentivaram o controlo da natalidade e o acesso ao ensino. Medidas que provocaram a rápida expansão da economia japonesa, bem como provocaram diversas transformações na sua sociedade.

 

B- A estabilidade política, assegurada pelo Partido Liberal – Democrata no poder desde 1955.

 

C-O investimento privado na indústria. Sendo que numa primeira fase (1955-1961) os sectores que registaram um maior desenvolvimento foram a indústria pesada e de bens de consumo e numa segunda fase (1966-1971) desenvolveram-se a siderurgia, a industria automóvel e a produção de televisores.

 

D O espírito de sacrifício e de trabalho que caracteriza  a população Japonesa.  

 

Assim, em 1973 mais de 80 % das câmaras de filmar, perto de 60% das máquinas de calcular e mais de 40 % das máquinas fotográficas produzidas no mundo eram de fabrico japonês.

 

 

Os quatro Dragões ou Tigres Asiáticos

 

Seguindo o exemplo Japonês, quatro países empenharam-se em desenvolver a sua economia. Os seguintes tópicos descrevem os principais motivos que conduziram ao sucesso ,mas também, os principais problemas no seu arranque.

 

Problemas no Arranque

 

A-   Careciam de terra arável

B-   Careciam de recursos mineiros e energéticos

C-   Careciam de capitais

D-   Problemas de superpopulação

 

Razões de Sucesso

A-   Vontade Politica

B-   Determinação e capacidade de trabalho

C-   Adopção de politicas proteccionistas

D-   Procura de atrair o capital estrangeiro

 

 

No entanto, estas dificuldades, a princípio desfavoráveis, permitiram que se estabelecesse uma cooperação entre os diversos países asiáticos. Visto que na sua maioria os países asiáticos confrontavam-se com dois problemas graves: a excessiva dependência face  às economias estrangeiras e as fortes rivalidades que separavam os mesmos países. Como a economia ocidental abrandou, nos anos 70, os países asiáticos foram obrigados a recorrer aos mercados e fornecedores mais próximos de si. Voltando-se, então, para os membros da ASEAN. Desta cooperação nasceram os Três Tigres Asiáticos, a segunda geração de países industriais na Ásia.

 

 

A República Popular da China  

 

 

No que diz respeito a este tema aconselho a consulta ao seguinte post

 “ A China de Deng Xiaoping ”

 

publicado por asiapacifico às 22:26
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Jogos de Pequim

. SONS DO ORIENTE

. Caça á baleia no Japão

. Matéria para o Exame Naci...

. Principais caracteristica...

. Terramoto

. Moda Chinesa

. Economia na China

. Culinária Chinesa

. A Muralha da China

.arquivos

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds